Bernadete Campello

Samuel Gonçalves Proença

BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS DADOS ESTATÍSTICOS DO INEP

(pesquisa em andamento)

A Lei nº 12244, de 24 de maio de 2010, determina que as escolas públicas e privadas brasileiras, de todos os sistemas de ensino, contem com bibliotecas. Há expectativa que a referida Lei resolva o problema do déficit de bibliotecas nas escolas. Para compreender o tamanho exato desse déficit, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estatísticas disponíveis sobre a quantidade de bibliotecas existentes nas escolas brasileiras, com base no Censo Escolar da Educação Básica realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Um exame preliminar revelou que esses dados não informam com precisão a quantidade de bibliotecas existentes no País. Assim, por meio desta pesquisa procurou-se compreender a natureza e a consistência dos dados sobre bibliotecas escolares, provenientes do Censo Escolar da Educação Básica. A metodologia foi a análise dos instrumentos de coleta de dados e dos documentos denominados Resumos Técnicos do INEP.