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Bernadete Campello

Paulo da Terra Caldeira

Rubeniki Fernandes de Limas

Thaís Gabrielly Fernandes Sousa

 

A UNIVERSALIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS NAS ESCOLAS: REFLEXOS DA LEI 12.244

(em fase de avaliação para publicação)

O objetivo desta pesquisa foi compreender as reações à promulgação da Lei nº 12.244, que dispõe que todas as escolas brasileiras de ensino básico contem com biblioteca até 2020. Especificamente, a pesquisa propôs-se a identificar e analisar as manifestações sobre a Lei nº 12.244 originadas do meio acadêmico e profissional e da sociedade em geral. A metodologia consistiu na análise textual de documentos que citaram a lei desde sua promulgação em maio de 2010 até abril de 2014. As publicações profissionais e acadêmicas que trataram da Lei 12.244, embora em pequeno número, abordaram uma gama de aspectos que esclareceram as principais questões relativas a ela. Essas questões foram ampliadas com a análise das manifestações sobre a Lei identificadas na internet. O estudo sistematizou o conjunto de ideias colocadas pela sociedade em geral e pela classe bibliotecária em particular, que podem ajudar na condução de um debate mais efetivo que contribua para a aplicação da Lei nas escolas.