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Marília de Abreu Martins de Paiva


CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO 'EFEITO ESCOLA' RELACIONADO À PROVA BRASIL – LEITURA: estudo em Belo Horizonte, Contagem e Betim

(tese em andamento)

A pesquisa, em andamento, caracteriza a importância da biblioteca escolar a partir do auxílio aos demais profissionais da educação e no desenvolvimento informacional dos alunos. Objetiva compreender a contribuição das bibliotecas escolares nos resultados dos alunos das escolas públicas de Belo Horizonte, Contagem e Betim, com os maiores indicadores de "efeito escola". Trata-se de uma pesquisa descritiva, tomando por base a amostragem por julgamento, analisando as bibliotecas de escolas públicas, das cidades supracitadas, com maiores indicadores de "efeito escola". As etapas desta pesquisa caracterizam-se na identificação e localização dessas escolas com maiores "efeitos das escolas", já levantados em outro grupo de estudos, realização de contato e visita às escolas selecionadas, objetivando três abordagens ao entrevistar um profissional responsável pela biblioteca, o diretor e mais três professores da língua portuguesa, o preenchimento do formulário, entrevista estruturada ao funcionário da biblioteca, análise das entrevistas e tabulação doa resultados, além do estabelecimento das características ou indicadores das bibliotecas escolares das treze escolas selecionadas e visitadas, como base para obter os resultados da pesquisa.

 

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