Bibliotecas mudam vidas

Convidada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América (RJ), a Profa. Marília Paiva participou, como ouvinte, da palestra “Libraries change lives”, proferida pela presidente da American Library Association (ALA) para o biênio 2013-2014, Barbara Stripling, em evento coordenado pela profa. Simone Weitzel, da UNIRIO. Na palestra, Barbara Stripling, que é professora na School of Information Studies, da Syracuse University (EUA), destacou as diversas formas como as bibliotecas atuam hoje nos EUA, oferecendo serviços que vão muito além do empréstimo de livros. Lembrou a missão dos bibliotecários, que é “empoderar aqueles a quem servem”. Na ocasião, foi divulgado e assinado por todos os presentes o manifesto “Bibliotecas mudam vidas: declaração para o direito às bibliotecas”, da ALA.