PDF Imprimir E-mail



Katty Anne Nunes é bibliotecária, graduada pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM em 2011, com especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior (Faculdade Literatus - 2012). Em 2012, assumiu por concurso o cargo de bibliotecária da Secretaria Municipal de Educação SEMED – Manaus, e durante um ano atuou na biblioteca da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. A escola, localizada em um bairro da periferia da cidade, atende alunos de 1º ao 9º ano. Ali, Katty desenvolveu principalmente atividades culturais, que buscavam dinamizar o espaço da biblioteca: saraus, concursos, palestras, visitas a espaços culturais e feiras de livro, entre outras, com destaque para a implantação e desenvolvimento do Projeto Mediadores de Leitura.

Em 2013, Katty recebeu o convite para assumir a Assessoria de Linguagem das Escolas Municipais da Zona Centro-Sul de Manaus. Nesse cargo, passou a coordenar as bibliotecas, as salas de leitura, os projetos de incentivo a leitura, o programa de livros didáticos e demais assuntos relacionados a leitura, envolvendo 55 unidades de ensino. Além disso, já conseguiu realizar um curso de formação para as auxiliares de bibliotecas, em sua maioria professoras readaptadas. “Eu não gostava da ideia de auxiliares trabalharem nesses espaços sem saber o que era e sua importância” diz Katty.
Outra ação desenvolvida foi o Projeto Maratona da Leitura, com o objetivo de estimular a utilização dos livros de escolas que embora não possuam biblioteca ou sala de leitura, dispõem de um acervo de materiais bibliográficos.
Katty deixa muito clara sua crença na biblioteca como espaço de aprendizagem e de transformação. Ela afirma: “Acredito fielmente na influência e importância da biblioteca escolar como um espaço de contribuição para o processo de ensino e aprendizagem e que para isso acontecer seja necessária a parceria da biblioteca com a equipe escolar. É claro que essa ação tem um relevante valor educacional. Mas acredito mais ainda na biblioteca escolar como um espaço de transformação social, um espaço de oportunidade e de possibilidades de novas expectativas de vida”. Katty vê o bibliotecário não apenas como um disseminador de informações. Para ela, ele é “um educador, um transformador de realidades”.

Katty Anne Nunes
Bibliotecária SEMED - Manaus
Assessora de Linguagem Divisão Centro-Sul
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(Abril 2014)