Marcela Lopes Mendonça Coelho

Marcela é bibliotecária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristóbulo Barbosa Leão, em Vitória, Espírito Santo. Segundo Marcela “é uma escola grande, uma das maiores de Vitória. Funciona com o Ensino Fundamental nos turnos Matutino e Vespertino, (com 29 turmas de 1º a 9º ano) e a Educação de Jovens e Adultos no turno noturno... A biblioteca da EMEF ABL é pequena, mas possui uma coleção muito boa, com cerca de 10 mil exemplares das principais áreas de conhecimento, incluindo um bom acervo de literatura infantil e juvenil”.

Todo o trabalho de Marcela é voltado para o incentivo à leitura em suas mais diversas vertentes. Assim ela descreve as atividades que desenvolve na Biblioteca: “Quinzenalmente, os alunos de 1º ao 5º ano, vem à biblioteca e participam de um momento de atividades ligadas ao incentivo à leitura, incluindo música (canto e toco violão), poesia, artes plásticas, “contação” de histórias, leitura, escrita e muitas outras atividades, buscando tornar a biblioteca escolar um espaço vivo e agradável”.

Na sua prática de leitura de poemas, Marcela considera que nesta atividade os alunos experimentam “um tipo de leitura de mundo que ultrapassa o próprio código escrito”. Ela diz: “Sempre uso o recurso de interpretação através de desenhos, depois reúno os desenhos em livros artesanais, de forma a perpetuar aquele momento de apreciação de poesia”. E acrescenta: “Esse tipo de ênfase permeia todo o meu trabalho e tem trazido resultados muito bons para todos na escola”.

Ela diz que a música é seu grande ‘trunfo’ para atrair a atenção das crianças para a leitura, principalmente de poesia. E explica como faz essa integração: “De uma forma muito simples: a letra do poema escrita num cartaz; a base de hip-hop ou rap (baixada da internet) ou um violão e muito ritmo. A batida cadenciada, misturada ao poema, os deixam encantados e os incentivam a ler corretamente, senão, as palavras não se encaixam na música”.

Marcela reconhece que seu trabalho tem boa aceitação na Escola e entre colegas bibliotecários, e que isso a levou a se candidatar ao IV Prêmio Carol Kuhlthau/2013, e acrescenta: “O desejo de compartilhar experiências com outros colegas bibliotecários que, por vezes, se sentem perdidos ao começar a trabalhar na biblioteca escolar é também um bom motivo. E não poderia deixar de citar a oportunidade de apresentar meu trabalho num evento nacional”.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristóbulo Barbosa Leão, Vitória, Espírito Santo

Diretor: Arnaldo Pereira Lopes