Lançado recentemente, o livro “Alfabetizar letrando na biblioteca escolar”, de autoria de Fabiano Morais, Eduardo Valadares e Marcela Mendonça Amorim, propõe que “diversas vozes se façam ouvir nas bibliotecas escolares e nas salas de leitura”, destacando as funções “crítica, educacional e pública” desses espaços.
O livro é composto de quatro capítulos que abrangem os seguintes pontos:
1. Biblioteca: lugar de silêncio?
2. Letramento informacional: para além das paredes da biblioteca escolar
3. Biblioteca escolar: entre textos e imagens
4. Ler e contar histórias: a voz e o livro
Cada capítulo é seguido de:
a) um pequeno texto que convida à reflexão sobre a prática; b) de sugestões de atividades práticas; c) de indicação de livros a serem usados para desenvolver as atividades; d) de sugestão de atividades fora da biblioteca; e) uma pequena bibliografia sobre o tema.
São propostas atividades com poesias, canções, revistas, livros informativos, placas, anúncios, cartazes, quadrinhos, livros sem texto livros sobre arte e narrativas curtas.
O livro destina-se a professores e bibliotecários que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, especialmente com crianças de seis a oito anos, fornecendo subsídios bem concretos para atividades de alfabetização e letramento, mas também ajudando os mediadores a refletir criticamente sobre suas práticas.
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