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Novas perspectivas para a biblioteconomia escolar no Brasil: Um diálogo com as ganhadoras do Prêmio Da Vinci Huis - IASL Award for Brasil
O Prêmio Da Vinci Huis - IASL Award for Brasil é concedido a bibliotecários brasileiros, dando-lhes oportunidade de participar da conferência anual da Associação Internacional de Biblioteconomia Escolar (IASL) que ocorre a cada ano em um país. Nesse diálogo, feito com a Profa. Bernadete Campello, Coordenadora do GEBE, as cinco vencedoras falam do Prêmio, do papel do bibliotecário hoje e de como a formação pode tornar mais efetivo seu papel educativo.
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Lília Virgínia Martins Santos 39ª Conferência, em Brisbane, Austrália.
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“O bibliotecário que atue como articulador das propostas de acesso a informação e a leitura é indispensável para a evolução da biblioteca escolar no Brasil”. |
“Num cenário onde a educação é ponto primordial para o crescimento e desenvolvimento de pessoas consideradas autônomas, éticas e responsáveis, o bibliotecário escolar pode exercer uma posição privilegiada”. |
Carla Floriana Martins 40ª Conferência em Kingston, Jamaica.
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Fernanda Caíres 41ª Conferência em Doha, Qatar.
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“Ao buscar parcerias com professores para que os projetos realizados na biblioteca fossem ‘linkados’ com os conteúdos da sala de aula, pude me colocar não apenas como a pessoa que cuida do acervo da biblioteca, mas também como alguém que pode contribuir para o desenvolvimento do currículo da escola”. |
“O bibliotecário será capaz de participar ativamente da vida escolar: nos planejamentos; fazendo parceria com professores; inserindo as atividades da e na biblioteca no currículo escolar; realizando atividades com alunos, professores e comunidade, e fazendo com que a biblioteca seja um lugar prazeroso, um lugar de descobertas”. |
Carol Becker 42ª Conferência em Bali, na Indonésia.
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Cíntia Bastos 43ª Conferência em Moscou, Rússia.
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“O bibliotecário é ‘uma peça coringa’ na escola, podendo atuar em diversas áreas. Líderes em pesquisa, integração tecnológica e uso ético de informação, o bibliotecário deve conhecer o currículo e ser capaz de integrá-lo com os materiais que a biblioteca oferece, fazendo com que ela seja mais atuante e significativa na educação dos alunos”. |
Veja o texto na íntegra
http://gebe.eci.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=153
Fernanda Caíres participou da 41ª Conferência em Doha, Qatar.
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