Print

 

alt

 

Rosana Formigoni Telles é graduada em Biblioteconomia pela Fundação Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP (1978). Possui mestrado em Curriculum and Teaching pela Michigan State University (EUA, 1995). Foi presidente da Comissão de Bibliotecas Escolares da 15ª Gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia, 8ª Região, SP – CRB-8.

Rosana acredita em uma educação inovadora em que bibliotecários, professores e gestores escolares trabalhem juntos para “criar novos sistemas de relacionamento interpessoal, por meio da aprendizagem em grupo, nos quais professores e alunos tornem-se pesquisadores e dividam o espaço da biblioteca, aprendendo e vivenciando processos novos e criativos”.

Ela considera que a biblioteca escolar deva ser vista como matéria curricular, contribuindo para o desenvolvimento de competências que levem os estudantes a lidar de forma eficaz com a informação e a se familiarizar com o processo de pesquisa. Ela diz: “A biblioteca deve ter a mesma importância das matérias especiais: Arte, Música, Informática, etc. O ideal é que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tenham a oportunidade de visitar formalmente a biblioteca uma vez por semana...” No artigo Biblioteca escolar: novo modelo de atuação, Rosana apresenta com detalhes sua concepção do que seja uma biblioteca afinada com a educação contemporânea. Veja o artigo.

Suas ideias inovadoras a levaram a enfrentar o trabalho de tradução para o português do documento Parâmetros para o Aprendiz do Século 21, da Associação Americana de Bibliotecas Escolares – AASL. Veja o documento. E também o vídeo Uma visão a respeito dos nativos digitais do ensino fundamental e médio hoje. Assista o vídeo.

Rosana se preocupa com a situação das bibliotecas escolares do país e considera que a reversão do cenário atual dessas bibliotecas deva ser vista “como uma ação de responsabilidade social”, pois segundo ela uma coisa é certa: “sem a inclusão informacional todas as outras inclusões – tecnológica, social e cultural, tão em moda atualmente – ficariam ameaçadas.”

Indicada por: Regina Fazioli
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

27/06/2014