PDF Imprimir E-mail

I Prêmio Carol Kuhlthau 2004

Primeiro Lugar - Projeto Planejamento para uma Biblioteca Escolar

Elsie Yvonne Pinto da Silva Cruz, na Categoria 1, primeiro lugar, pelo Projeto Planejamento para uma Biblioteca Escolar, conduzido no Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, em Barueri, SP.

Este Projeto baseia-se no princípio de que a biblioteca escolar, além do desenvolvimento de atividades de auxílio e orientação de trabalhos escolares e de incentivo à leitura, deve assumir a função de elo entre a escola e os pais de alunos. O Projeto prevê o desenvolvimento de sete módulos que, integrados, abrangem diferentes aspectos da cultura da Escola. São eles: Biblioteca: espaço cultural de estudo e lazer; Livro: uma cortina a ser descerrada; Pesquisa escolar: o despertar para o futuro; Imagens criativas: dando vida ao olhar; Mundo musical: cantando e tocando a beleza da vida; Encantamento e fantasia: histórias contadas por quem gosta de contar. Cada módulo é desenvolvido em três momentos: no lançamento, serão convidados artistas ou profissionais que, em evento especial, apresentarão o tema a ser estudado; na etapa de desenvolvimento, o professor trabalhará o tema escolhido, no âmbito de sua disciplina ou série; ao término do módulo, haverá uma exposição, onde serão apresentados os produtos finais do módulo, feitos pelos alunos.

.........................................................................................................................................................................................................................

Primeiro Lugar - Projeto Programa de Leitura Silenciosa Continuada

Sirlene Silveira Tavares Cunha, na Categoria 2, primeiro lugar, pelo Projeto Programa de Leitura Silenciosa Continuada, conduzido no Núcleo Escolar Municipal Maria Loreto dos Santos, em Oliveira, MG.

O Programa de Leitura Silenciosa Continuada é uma estratégia complementar do Projeto Institucional Língua Portuguesa com Certeza, da Secretaria Municipal de Educação. Fundamenta-se no Programa de Leitura Silenciosa Apoiada, adaptado do livro Oficina de Linguagem, de Mabel Condemarim, Viviana Galdames e Alejandra Medina (1987). O Programa visa a permitir que as pessoas envolvidas descubram que as “viagens de leitura” possibilitam conhecer e reformular conceitos, familiarizar os alunos com o Cantinho de Leitura, promover o interesse dos estudantes pela leitura e melhorar suas atitudes como leitores, além de permitir que pratiquem individualmente a leitura de textos completos. A atividade do Programa de Leitura Silenciosa Continuada ocorre todos os dias. Durante cinco minutos (de 8:30 às 8:35 hs.) todas as pessoas na Escola, inclusive visitantes, devem interromper o que estão fazendo, escolher qualquer material de leitura (que estão colocados em pontos estratégicos da Escola) e ler em silêncio durante cinco minutos. Os alunos escolhem o material sem influência do professor, que também não faz qualquer avaliação posterior, sendo aquele momento um momento de prazer, de leitura individual e silenciosa.

..........................................................................................................................................................................................................................

Segundo Lugar - Projeto Literário

Mara Lúcia Alvarenga, na Categoria 2, segundo lugar, pelo Projeto Literário, conduzido na Escola Municipal Dona Gabriela, em Araxá, MG.

O Projeto pretende colocar os alunos em contato com o mundo da literatura, por meio de atividades interdisciplinares. Os objetivos são: despertar o gosto pela leitura, conhecer obras literárias de vários autores, desenvolver a criatividade e o espírito crítico, enriquecer o vocabulário e os conhecimentos gerais, aprimorar a linguagem oral e escrita, perceber a diferenças entre o real e o imaginário, perceber as boas ações e desprezar as más. Após a escolha do nome do Projeto, realizada por meio de um concurso, são desenvolvidas diversas atividades, tais como resenhas, murais, adivinhações, etc., a fim de despertar interesse pelos livros. Em seguida, ocorre a abertura do Projeto, com apresentação de peça teatral pelas professoras, envolvendo personagens de todas as histórias, seguida de uma sessão de contação de história. Em seguida, cada professora desenvolve seu projeto de leitura com o livro escolhido. A culminância ocorre com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, além de apresentações artísticas, como teatro, dramatização, dança, etc.

..........................................................................................................................................................................................................................

Segundo Lugar - Projeto Emoções

Marildete Malta Jacques, na Categoria 2, segundo lugar, pelo Projeto Emoções, conduzido na Escola Estadual Dr. Ulisses Vasconcellos, em Sete Lagoas, MG.

O Projeto teve como meta trabalhar problemas de relacionamento, levando a criança a perceber seus sentimentos, expressando-os sem medo e sem culpa e, ao mesmo tempo, promover e elevar a auto-estima dos alunos envolvidos. Uma das atividades foi o trabalho com o livro Os mapas e os tesouros, de Jotah, da Editora Alaúde. As páginas do livro foram espalhadas em ordem pelas mesas da biblioteca, arranjadas especialmente para esse fim. Seguindo as pegadas afixadas no piso, as crianças liam cada página do livro até chegar em uma caixa em formato de livro, que continha um grande espelho com os dizeres: “Mas, o melhor lugar para procurarmos a felicidade é dentro de nós mesmos”, “E quem procura acha”. Essa etapa era seguida de uma conversa com os alunos e outros visitantes sobre o que os personagens sentiram nas diversas situações vivenciadas, e sobre os próprios sentimentos das crianças, possibilitando a elas viverem de forma fantasiosa suas emoções.