38th IASL 2009 International Conference / 13th Forum on Research in School Librarianship

alt A Coordenadora do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, Profa. Bernadete Campello esteve presente na 38th IASL 2009 International Conference e no 13th Forum on Research in School Librarianship, eventos promovidos pela International Association of School Librarianship e que ocorreram na cidade deAbano Terme –Pádua – Itália, de 2 a 4 de setembro de 2009. A Profa. Bernadete apresentou o trabalho Information literacy practices in Brazilian school libraries: librarian collaboration with teachers, baseado em sua tese de doutorado.
alt alt alt

Veja o resumo do trabalho

Considerando que a colaboração do bibliotecário com os professores é um aspecto fundamental do conceito de letramento informacional, o estudo tem como objetivo compreender a visão do bibliotecário relativa à colaboração, se ele percebe as dificuldades nesta colaboração e de que maneira procura colaborar com os professores. Foi utilizada uma metodologia qualitativa/interpretativa e os dados foram coletados por meio de relatos de experiências de bibliotecários, publicados na literatura da área, entrevistas e grupo de discussão. A amostra foi composta de 28 bibliotecários (14 de escolas públicas e 14 de escolas privadas).

Os resultados mostraram que os bibliotecários não apenas compreendem a necessidade da colaboração com os professores para o êxito de suas práticas educativas, como também se engajam em ações concretas para conseguir a colaboração, revelando uma atitude pró-ativa, diferente da imagem do bibliotecário como um profissional isolado da vida escolar. Esta atitude indica que alguns bibliotecários estão começando a construir as bases para suas práticas educativas, pavimentando o caminho para a implantação de programas de letramento informacional em escolas brasileiras.