XI ENANCIB 2010 - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

No dia 26 de outubro de 2010, foi apresentado durante o XI Enancib o trabalho Aprendizagem pela pesquisa: busca e uso de informações na produção de conhecimento, de autoria dos membros do GEBE, Bernadete Campello, Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu, Paulo da Terra Caldeira, Maria da Conceição Carvalho, Carlos Alberto Ávila Araújo e Adriana Bogliolo Sirihal Duart.

O estudo teve como objetivo investigar de que maneira estudantes do ensino médio realizam o percurso da pesquisa escolar e que habilidades mobilizam ao longo do processo. Deu-se ênfase ao uso da biblioteca e das fontes de informação e ao papel desempenhado pelos mediadores, especialmente o bibliotecário. O estudo teve como base teórica o trabalho de Kuhlthau (2004) sobre o processo de pesquisa escolar que envolve a busca e o uso de variadas fontes de informação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas com uma classe de 40 alunos de 2ª série do ensino médio de uma escola pública, após finalizarem um projeto de pesquisa.

As conclusões mostraram que o percurso da pesquisa constitui oportunidade para o desenvolvimento de diversas habilidades. Entretanto, os mediadores não aproveitaram todas as situações para orientar no seu desenvolvimento. O bibliotecário mostrou ser um mediador capaz de contribuir para a aprendizagem de habilidades inerentes à sua formação profissional, complementando o trabalho do professor.

CLIQUE AQUI PARA VER O DOCUMENTO DO TRABALHO APRESENTADO