Rodrigo Pereira é bacharel em biblioteconomia, formado pela Escola de Biblioteconomia da Universidade de Formiga - MG, em 2002 e pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro. Trabalha, há três anos, no Colégio Militar de Campo Grande, MS, gerenciando a biblioteca escolar. Além disso, ministra aulas no curso de Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF, onde coordena o Núcleo de Estudo sobre Bibliotecas Escolares. A prática profissional de Rodrigo centra-se na noção de competência em informação. Ele explica: "no contexto educacional do colégio, busco atender às necessidades informacionais de toda a instituição, propiciando o acesso à informação e, mais do que isso, estimulando a prática da leitura e da escrita, motivando sempre os alunos a serem autônomos no que diz respeito ao acesso e análise das informações a eles transmitidas". Além de oferecer aos alunos do ensino fundamental e médio todos os serviços básicos de uma biblioteca escolar, a biblioteca do Colégio Militar de Campo Grande mantém o Clube da Biblioteca, que tem como objetivo principal dar aos alunos oportunidades de se apropriarem de habilidades e competências que os levem a autonomia no acesso, recuperação, análise e uso da informação. Rodrigo conclui: "Além de mediadora e fomentadora dos conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos alunos, a biblioteca tem o compromisso de formar cidadãos aptos a contribuir de forma significativa para a construção e desenvolvimento social".

Rodrigo Pereira
Colégio Militar de Campo Grande, MS