Regina Segurado Nunes é bibliotecária, formada pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Atua no Sistema Batista Mineiro de Educação há 15 anos, sendo responsável pelas bibliotecas de Betim, Ouro Branco e Uberlândia, além de gerenciar a biblioteca escolar (que atende alunos desde a quinta série ao ensino médio), a biblioteca universitária, o museu do colégio e a biblioteca do IBI (Instituto Batista de Idiomas) em Belo Horizonte. Segundo ela, a biblioteca dá suporte pedagógico, bibliográfico e oferece aos alunos espaços amplos e adequados para estudo em grupo ou individual, bem como viabiliza projetos de leitura de diversas formas, geralmente coordenados pelos professores de Língua Portuguesa. Acredita que, para isso, a biblioteca deve ser muito bem equipada e provida de recursos tecnológicos, pelos quais ela lutou bastante. Regina possui um cargo administrativo (chefia de setor) e se reporta à direção geral do colégio. Participa de reuniões que envolvam a biblioteca, tanto no que diz respeito a questões pedagógicas, quanto a eventos que necessitem da interferência da biblioteca. Entretanto, diz que o que gostaria mesmo de fazer seria atuar em uma biblioteca infantil, pois, segundo ela, é onde se sente mais feliz e realizada. "Poder transformar uma biblioteca comum em um local acolhedor, agradável e enfeitado faz com que as crianças se sintam em um lugar mágico e isso é muito bom e gratificante", diz Regina.

Regina Segurado Nunes
Sistema Batista Mineiro de Educação, Belo Horizonte-MG