Raquel Pinto Correia
é bibliotecária formada pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Gestão de Bibliotecas e Psicopedagogia. Trabalha atualmente na Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social - IASBEAS, em Curitiba, onde supervisiona três bibliotecas da Rede Adventista. Considera a biblioteca essencial para a formação intelectual da comunidade escolar de forma a torná-la crítica e capaz de transformações sociais no ambiente em que está inserida, e acrescenta "muitos acham que a biblioteca é o coração do colégio, outros acham que é o cérebro, devido às atividades intelectuais. Não importa como a chamem, o principal é que a biblioteca faz parte da vida de seus usuários. Está atendendo às necessidades de informação da comunidade escolar e atuando como suporte para o desenvolvimento do currículo". Raquel observa que, o que diferencia o bibliotecário na escola é a sua formação. Segundo ela é "a visão diferenciada do bibliotecário em relação à pesquisa e as atividades de incentivo à leitura". Além de atividades que envolvem a organização e planejamento do acervo e da biblioteca, Raquel realiza projetos que dinamizem o uso da biblioteca e o gosto pela leitura e também palestras para orientação dos professores no uso da biblioteca e das fontes de informação.

Raquel Pinto Correia
Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social