Artigos e Trabalhos em Eventos

2011

CAMPELLO, Bernadete S. et al. Parâmetros para bibliotecas escolares brasileiras: fundamentos de sua elaboração. Informação & Sociedade, João Pessoa, v.21, n.2, p. 105-120, maio/ago. 2011.

2010

CAMPELLO, B. S. et al. Aprendizagem pela pesquisa: busca e uso de informações na produção do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2010.

CAMPELLO, B. S. Del trabajo de referencia hacia la alfabetización informacional: la evolución del papel educativo del bibliotecario. Investigación Bibliotecológica, v. 24, n. 50, p. 83-108, enero/abril, 2010.

2009

CAMPELLO, B. S. A biblioteca faz diferença! reunindo evidências sobre a influência da biblioteca na aprendizagem dos alunos. CRB-6 Informa, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 8-10, jan./jul. 2009.

2007

CAMPELLO, B. S. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da UFMG e as idéias que fundamentaram sua criação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2007, Brasília. Anais ... Brasília: FEBAB/ABDF, 2007. CD-ROM.

CAMPELLO, B. S. et al. Literatura em biblioteca escolar: características de citações de teses e dissertações brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 3, p. 227-236 , 2007.

2005

CAMPELLO, Bernadete.; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 10, n. 2, 2005.

2004

ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; CAMPELLO, Bernadete; VIANNA, Márcia Milton; CARVALHO, Maria da Conceição; ANDRADE, Maria Eugênia Albino; CALDEIRA, Paulo da Terra. Diagnóstico das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino de Belo Horizonte-MG: a situação dos acervos. Encontros BIBLI, Florianópolis, n. 17, 1. sem.2004.

VIANNA, Márcia Milton; CALDEIRA, Paulo da Terra. Literatura sobre biblioteca escolar: análise dos trabalhos apresentados no Seminário Biblioteca Escolar Espaço de ação Pedagógica. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 2003, Belo Horizonte. Trabalhos apresentados. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG/Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, 2004.

2003

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003.

CAMPELLO, Bernadete. A função educativa da biblioteca escolar no Brasil: perspectivas para seu aperfeiçoamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. CD-ROM.

2001

CAMPELLO, Bernadete et al. A coleção da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Informação&Informação, Londrina, v. 6, n. 2, p. 71-88, jul./dez. 2001.

2000

CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra; VIANNA, Maria da Conceição; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; DIAMANTINO, Simone Alves; MAGALHÃES, Carlos Henrique de. A internet na pesquisa escolar: um panorama do uso da Web por alunos do ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, 2000. CD-ROM.

CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra; VIANNA, Márcia Milton; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; GUELFI, Érika Fruck. Recursos informacionais em bibliotecas escolares: um estudo em bibliotecas de Belo Horizonte-MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-grandense de Bibliotecários, 2000. CD-ROM.

ANTERIOR a 2000

CAMPELLO, B. S. et al. Recursos informacionais para o ensino fundamental. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3. p. 268-275, 1999.

VIANNA, Márcia Milton; CARVALHO, Natália Guiné de Mello; SILVA, Rosana Matos da. Entre luz e sombra...: uma revisão de literatura sobre biblioteca escolar. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 17-30. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais,1998, Belo Horizonte.

ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; REZENDE, Marlene Edite Pereira de. Biblioteca escolar, espaço de ação pedagógica: tecendo o perfil de seus participantes. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 185-187. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1998, Belo Horizonte

CARVALHO, Maria da Conceição. Educação de usuários em bibliotecas escolares: considerações gerais. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 9, n. 1, p. 22-29, 1981.

CARVALHO, Maria da Conceição. Uma política de desenvolvimento de coleções para a biblioteca do IEMG. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 195-216, 1980.