Jamile Salamene é graduada em Biblioteconomia pela Unesp, tem curso Normal Superior pela USP, fez pós-graduação em Educação Especial pela UNIG e em Psicopedagogia Institucional pela UCAM. Desde 2003 é bibliotecária do Colégio Objetivo Litoral, localizado no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, onde enfrentou um grande desafio: administrar uma biblioteca escolar/universitária. Jamile relata sua experiência: "Geralmente, o trabalho desenvolvido em bibliotecas semelhantes a esta acaba priorizando o setor universitário. Nesta época, estava me graduando no curso Normal Superior e aproveitei a oportunidade para desenvolver minha monografia dentro do tema As influências da biblioteca escolar no processo de aprendizagem de alunos da educação infantil e ensino fundamental , utilizando o Colégio Objetivo Litoral como universo de minha pesquisa". Segundo Jamile a biblioteca do Colégio tem como função incentivar, aprimorar e desenvolver nos alunos o hábito pela leitura, proporcionando ambiente agradável e realização de atividades lúdicas. Nesse sentido, há o Projeto Leitura e Recreação , direcionado aos alunos do ensino básico do Colégio, com atividades de incentivo à leitura, hora do conto, quebra-cabeça de histórias infantis, pintura de reproduções de desenhos de obras literárias e de datas comemorativas. Jamile completa: "Está sendo um sucesso!" A biblioteca do Colégio Objetivo Litoral interage com a equipe docente no desenvolvimento de atividades pedagógicas, facilitando, integrando e dinamizando o processo de aprendizagem. Entendida como parte integrante do processo educativo, articula-se com redes de informação, disponibilizando serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a toda comunidade escolar formar cidadãos críticos e utilizadores efetivos da informação.

Jamile Salamene

Colégio Objetivo Litoral – SP