PDF Imprimir E-mail

alt

Carla Floriana formou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1994. Tem MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC´s) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursa atualmente o MBA em Gestão Escolar na UCB. Trabalha há mais de três anos na Província Marista Brasil Centro-Norte, coordenando a rede de bibliotecas das escolas da Província. Essas bibliotecas têm como objetivo funcionar como espaços de mediação e construção da informação, atuando como centros de recursos de aprendizagem, atendendo ao Projeto Político Pastoral Pedagógico das Unidades Maristas do Brasil Centro-Norte na sua totalidade.

Carla explica as várias dimensões do seu trabalho: "Promover a integração das bibliotecas e centros de informação da Rede Marista Brasil Centro Norte, promover a formação continuada de seus colaboradores, utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis na instituição, integrar as ações das bibliotecas e laboratórios de informática ao projeto político pedagógico pastoral da instituição".

E acrescenta: "no meu caso específico, desempenho o papel de técnico e de formador, similar ao do professor, com uma diferença: o grupo que atendo é muito variado, o que faz com que os tempos e ritmos de trabalho também sejam variados. Por trabalhar a formação usando também recursos virtuais (EAD, videoconferência, fórum, internet, etc.), é o grupo que dita o ritmo dos trabalhos, decidindo, de acordo com as demandas, as estratégias de trabalho e estudo, bem como a melhor forma de avaliação". Na opinião de Carla, o trabalho desenvolvido pelos bibliotecários da rede, que os diferencia do professor, é a formação em biblioteconomia. E esclarece: "Como fomos preparados pra sermos mediadores da informação e do conhecimento, acredito que nós, bibliotecários, temos, com os alunos, um relacionamento de troca mais explícito, uma hierarquia menos rígida. Desempenhando um trabalho que foge do caminho ‘pré traçado’ do livro didático, podemos oferecer ao aluno, a partir dos nossos conhecimentos sobre pesquisa, do nosso domínio sobre os recursos da biblioteca e das fontes de informação, opções mais realistas e variadas para aquisição do conhecimento".

Carla Floriana
Província Marista Brasil Centro-Norte
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(Setembro 2007)