Alex Gomes Guizalberth é bibliotecário, formado pela Escola de Ciência da Informação da UFMG, com especialização em Gestão em Informação Tecnológica e Gerencial e mestrado em Ciência da Informação. Atualmente é gestor do Sistema de Bibliotecas do Unileste-MG (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais), onde atua há 11 anos.

O Sistema de Bibliotecas do Unileste-MG é composto por duas bibliotecas escolares, três bibliotecas universitárias e o carro-biblioteca, atendendo alunos do ensino fundamental ao superior. O atendimento a esse público variado deu a Alex uma visão "eclética" da biblioteca, e ele explica: "Temos diversos públicos, com necessidades diferenciadas. Atendemos, inclusive à comunidade externa: alunos das escolas da região, portadores de necessidades especiais, profissionais liberais, moradores do entorno e até de cidades vizinhas e outros públicos sem vínculos institucionais".

Atualmente, o sistema de bibliotecas passa por um processo de descentralização, em que as bibliotecas escolares estarão ligadas cada uma a um colégio, o carro-biblioteca fará parte da Diretoria de Extensão e Ação Comunitária e o SBU passará a ser Sistema de Bibliotecas Universitárias. Alex gerencia todo o sistema, sendo responsável pelas decisões sobre pessoal, orçamento, leiaute, sistemas, procedimentos, construção, atividades internas e externas, desenvolvimento de equipe, projetos.

Alex Gomes Guizalberth
Sistema de Bibliotecas do Unileste