Visita da coordenadora do GEBE à bibliotecas escolares na Alemanha

À convite do Instituto Goethe de São Paulo, a coordenadora do GEBE, profa. Bernadete Campello participou, com outros sete convidados brasileiros, de um programa de visitas a instituições bibliotecárias na Alemanha, com ênfase em bibliotecas escolares. A programação teve início no dia 18 de novembro de 2013, com uma palestra da Presidente da comissão “Bibliothek und Schule” (Biblioteca e Escola) da Associação de Bibliotecários da Alemanha, Birgit Lücke, que apresentou um panorama da educação básica no país e explicou como as bibliotecas estão sendo organizadas para apoiar o esforço de melhorar os índices de leitura de crianças, jovens e adultos. As bibliotecas escolares recebem apoio de órgãos governamentais e de bibliotecas públicas, que centralizam serviços específicos para bibliotecas escolares.

Um desses órgãos é o Departamento de Bibliotecas Escolares (SBA) da Biblioteca Municipal de Frankfurt, que foi visitado no dia 19 de novembro, quando a Diretora Adjunta Eva von Jordan-Bonin apresentou o trabalho de apoio da SBA às bibliotecas escolares do Município, envolvendo atualmente 94 bibliotecas. São diversos os serviços prestados pelo SBA: aquisição e processamento técnico de materiais, fornecimento de acervos de assuntos específicos, assessoria para implementação e organização de bibliotecas, cursos de como usar a biblioteca, distribuição de material de divulgação da biblioteca. Todos os serviços são prestados por meio de contratos assinados com as escolas.

À tarde foram visitadas duas bibliotecas escolares apoiadas pelo SBA, quando houve oportunidade de assistir a cerimônia de reinauguração de uma delas.

No dia 20 de novembro, os convidados seguiram para a cidade de Wetzlar, para conhecer a Informations- und Mediennetzwerk für Schulen (IMeNS) Rede de Informação e Mídia para as Escolas, onde foram recebidos pela Diretora, Simone Vetter. A IMeNS é um órgão municipal que centraliza a prestação de serviços para as bibliotecas nas áreas de tecnologias de informação, aquisição e processamento técnico de acervos.

No dia 21 de novembro, em Leipzig, ocorreu a visita à  Hochschule für Technik, Wirtschaft und Kultur Leipzig/ Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Cultura Leipzig, Curso de Ciências da Informação. Os convidados foram recebidos pela Profa. Dra. Kerstin Keller-Loibl, coordenadora do curso, que oferece o bacharelado e o mestrado em biblioteconomia, com ênfase na formação pedagógica do bibliotecário.

No dia 22 de novembro os convidados seguiram para a cidade de Biberach, onde visitaram a Stadtbücherei Biberach/ Biblioteca Municipal de Biberach, onde foram recebidos pelo idealizador e atual diretor, Frank Raumel.

A Biblioteca Municipal de Biberach encontra-se localizada desde 1996 em um edifício originalmente de 1515, reformado especialmente para abrigar a biblioteca. Foi premiada em várias ocasiões devido à sua concepção inovadora no oferecimento de serviços e no uso criativo da tecnologia. O acervo abrange mais de 70.000 títulos em vários
suportes.

A Biblioteca Municipal de Biberach funciona como um centro de apoio para bibliotecas escolares que, através de contrato, podem utilizar os diversos serviços prestados, que incluem assessoria para implantação e organização de bibliotecas, fornecimento de coleções específicas para professores, treinamento de usuários, compra centralizada de móveis, equipamentos e acervo. Os convidados tiveram oportunidade de visitar duas das 40 escolas atendidas pela Biblioteca Municipal de Biberach.

O programa incluiu também uma visita à Deutsche Nationalbibliothek (Biblioteca Nacional Alemã), em Frankfurt, guiada pela Sra. Hannelore Effelsberg, quando tiveram oportunidade de conhecer todos os setores da instituição, além de apreciar uma exposição baseada em documentos do Arquivo Alemão do Exílio 1933–1945, que está abrigado na Biblioteca Nacional da Alemanha

{morfeo 1}