Caroline da Rosa Ferreira Becker

Caroline da Rosa Ferreira Becker é Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF-C), Campus Rio do Sul, há nove anos. É graduada em Biblioteconomia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem especialização em Educação: Leitura, Literatura e Letramento. Atua há cinco anos como conselheira no Conselho Regional de Biblioteconomia de Santa Catarina - CRB14. É membro Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC) e Coordenadora do Grupo de trabalho Gestão de Bibliotecas, da Comissão Brasileira dos Bibliotecários dos Institutos Federais. Exerce também atividades docentes, ministrando cursos de formação para agentes de bibliotecas escolares, de organização de bibliotecas escolares e de formação de leitores pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), tendo também oferecido disciplinas sobre bibliotecas escolares e formação do leitor em cursos de especialização. Caroline acredita no potencial da biblioteca escolar e considera que elas “podem e devem oferecer à sociedade o direito à informação, o direito à formação, o direito à leitura prazerosa, o direito à aprendizagem ao longo da vida, o direito ao desenvolvimento da competência informacional”. Ela acredita que as bibliotecas devam ser “verdadeiros Centros de Cultura da Sociedade”. Ela se interessa em “pesquisar, agir, educar e sensibilizar para o desenvolvimento das bibliotecas escolares no Brasil, por meio de políticas públicas efetivas e do cumprimento da Lei n.12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no País". Segundo Caroline, é importante “sensibilizar os bibliotecários sobre o reconhecimento do seu papel social enquanto gestores de bibliotecas que podem contribuir para uma mudança qualitativa na educação e na emancipação das pessoas”.