Prof. Dr. Ross J. Todd

Rutgers University, New Jersey, EUA
School of Communication and Information

Diretor do Center for International Scholarship in School Libraries - CISSL

A convite do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar esteve em visita a Escola de Ciência da Informação da UFMG, de 01 a 03 de julho de 2013, o Prof. Ross Todd, Diretor do Center for International Scholarship in School Libraries – CISSL. Na ocasião, o Prof. Todd ministrou o Seminário Tendências Contemporâneas em Estudos de Usuários, Competência Informacional e Biblioteca Escolar, para alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, tendo também participado da comissão de avaliação do projeto de qualificação da dissertação da aluna Andreza Ferreira Félix. De Belo Horizonte, o Prof Todd seguiu para Florianópolis, SC., onde proferiu conferência no 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática, abordando o tema O impacto da biblioteca na aprendizagem: evidências de estudos e pesquisas recentes.

Currículo Resumido do Prof. Ross Todd

O Prof. Ross Todd é professor associado e coordenador do Programa de Doutorado do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Escola de Comunicação e Informação da Rutgers University, New Brunswick, NJ, EUA. É Diretor do Centro para Estudos Internacionais em Bibliotecas Escolares (CISSL), na mesma Universidade.

As pesquisas do Prof. Todd buscam entender o papel transformador das bibliotecas escolares no século XXI, abordando sua função na aprendizagem e como elas podem contribuir para o aperfeiçoamento da educação. Esse trabalho tem três focos inter-relacionados:

1. Aprendizagem pela busca e pelo uso da informação: compreender como crianças e jovens aprendem e constroem novos conhecimentos a partir da busca e uso de informações
  2. Competência informacional: compreender de que maneira bibliotecários e professores podem contribuir para melhorar a aprendizagem do aluno; e como o desenvolvimento da competência informacional por meio de estratégias de aprendizagem pela pesquisa e de abordagens de aprendizagem construtivistas pode levar produção de conhecimento significativo.
  3. Prática baseada em evidência: compreender o papel transformador da prática profissional fundada em evidências científicas, em experiências, em conhecimentos e em avaliações sistemáticas.

Da esquerda para a direita: Prof. Ricardo Rodrigues Barbosa (Diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG) Katharina Berg (Diretora Associada International Association of School Librarianship - IASL), Prof. Ross Todd e Profa. Bernadete Campello (vice-diretora da Escola de Ciência da Informação da UFMG).