Suzene Furtado Fonseca de Oliveira

Suzene cursa atualmente o 5º período do Curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Auxiliar de Biblioteca, desde dezembro de 2012, na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves em Belo Horizonte, Minas Gerais. Assim Suzene descreve suas atividades na biblioteca: “Como auxiliar de biblioteca realizo empréstimos dos materiais constantes no acervo à comunidade escolar e circunvizinha, auxilio os alunos em pesquisas, conto histórias, monto painéis na biblioteca e no pátio da escola, realizo atividades de registro, higienização e guarda dos materiais, oriento os usuários com relação às regras de funcionamento do espaço e aos cuidados com o acervo, planejo e executo projetos...”

Ao tomar conhecimento da realidade da escola em que atua Suzene percebeu a “necessidade de desenvolvimento de projetos capazes de aproveitar experiências anteriores bem sucedidas, unir os Auxiliares de Biblioteca dos diferentes turnos em torno de um propósito único e estabelecer parcerias com o corpo docente na prática educacional, a fim de transformar a realidade pela transformação – reflexiva, consciente e crítica – da prática”.

O Projeto Por Uma Escola Leitora, elaborado por Suzane, em parceria com seu colega, o auxiliar de biblioteca Hilton Soares Cardoso Junior, e em conformidade com o Plano Nacional do Livro e Leitura e com o Programa de Bibliotecas Escolares da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, é composto de três projetos-vertentes: Livros na cesta, Mídia amiga e Poesia na escola é todo dia.

Suzene explica os motivos que a levaram a se candidatar ao IV Prêmio Carol Kuhlthau/2013: “Tão logo tomei conhecimento do Prêmio, interessei-me por alcançá-lo, por reconhecer a importância do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação para definir, fazerem conhecidas e ampliar as perspectivas da área e, principalmente por visualizar no 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar espaço apropriado de discussão e compartilhamento de experiências, capazes de coletivizar objetivos, metodologias e práticas. Participar desse momento, sem dúvida alguma, será uma fantástica oportunidade de crescimento profissional, haja vista a paixão que nutro pela Biblioteca Escolar”.

Suzene é também escritora de livros infantis e juvenis, com diversas obras publicadas: Liberdade: ainda Que em Fantasia; Suspense na Mansão do Brigadeiro (Editora Dimensão); Bate Bola Bate Boca (Editora Dimensão); Olhos de Luz; O Dono da Lua; O Ursinho Marrom.

Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Belo Horizonte, Minas Gerais

Diretora – Viviene Soares de Oliveira