Andreia das Dores Silva Julio

Andreia é bibliotecária, desde 2003, no Instituto Educacional Novos Tempos, em Contagem, Minas Gerais. O Instituto, fundado há 15 anos, é uma instituição particular de ensino, que atende alunos do Maternal ao Ensino Médio. A biblioteca foi fundada em janeiro de 2000 e atualmente conta com um acervo de 25.000 exemplares, incluindo literatura infantil e juvenil, didáticos, Cds, Dvds, fantoches, etc. A biblioteca está automatizada com base em um software próprio, desenvolvido por Andréia e pela equipe do DTI (Departamento de Tecnologia e Informática) do Instituto.

Assim Andréia descreve seu trabalho: “Promovo algumas ações para incentivar e desenvolver o gosto pela leitura. Gosto de contar histórias para os alunos do ensino fundamental, pois sei da importância de cultivarmos este hábito desde a infância. Para isso, desenvolvemos uma agenda on-line, para atender a todas as turmas. Neste agendamento, também contemplamos os alunos das séries avançadas para a troca de livros. No horário determinado pela professora (de qualquer disciplina), o aluno tem a oportunidade de escolher um livro que mais lhe agrade ou fazer uma pesquisa, de acordo com a atividade proposta”.

Andréia mantém um blog no site da escola, destinado a “promover algumas idéias, divulgar projetos, novas aquisições, e interagir com os alunos”. O projeto “Li e gostei” faz parte do site da escola e foi desenvolvido em parceria com professores de literatura. Andréia explica: “Neste projeto, as professoras selecionam alguns alunos para realizarem uma sinopse do livro, tecendo um breve comentário sobre o mesmo, a fim de despertar nos outros usuários, o interesse pela leitura”. Assim ela avalia os resultados: “Com este projeto, conseguimos aumentar o número de empréstimos e os alunos estão mais comprometidos com a literatura, pois a ficha literária está sendo abolida na escola, e apresentar o livro na internet é muito prazeroso para os adolescentes, e também lhes dá um destaque na escola”.

Andréia explica por que resolveu se candidatar ao IV Prêmio Carol Kuhlthau/2013: Sou uma Bibliotecária apaixonada pela profissão, e há exatos 10 anos, trabalho em uma Instituição, que está em festa pelos seus 15 anos. Acredito que contribuí para a formação de vários alunos que passaram por aqui. Conheço o prêmio, e o considero muito importante, principalmente porque ele valoriza ações de profissionais que promovem o desenvolvimento e a educação”. E completa: “Seria maravilhoso receber este prêmio, e participar do 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar, em Florianópolis. Tive poucas oportunidades de aprimoramento em Biblioteca escolar, a não ser a minha prática. Estou em uma instituição sozinha, não tenho colegas da área para trocar idéias, ao contrário de quem trabalha em Redes, como Bibliotecas Públicas, PUC, etc...”

Instituto Educacional Novos Tempos, Contagem, Minas Gerais

Diretora: Maria das Graças Martins Maia de Araújo (Glícia)

Foto: Victor Machado